terça-feira, 28 de agosto de 2012

A reflexão do dia - Fale menos

Do livro: Ligeirinho - GEEM

"Quem fala menos, ouve mais e melhor." ... Emmanuel

Centralizamos a atenção em nódoas e defeitos, faltas e quedas alheias, conferindo-lhes um poder que não possuem ou exagerando-lhes a feição. E, enquanto isso ocorre, perdemos tempo, retardando as edificações que nos competem, à maneira de operários que furtassem as horas de trabalho em que se engajaram para medir a lama do caminho que o Sol há de secar. Avisemo-nos, tanto quanto possível, contra semelhante impropriedade.
Imaginemos alguém atravessando a via pública sem a menor consideração para com os avisos do trânsito ou contraindo dívidas sem a mínima ideia de que responderá pelos próprios atos. Claramente que, por fim, esbarrará com desastre e insolvência.
Assim acontece na vida espiritual.
Cada tarefeiro é situado no lugar certo, para a cooperação exata. Este retém a palavra vibrante, aquele conserva com mais segurança o senso da direção, outro escreve de modo convincente, outro ainda, com mais propriedade, fornece a energia curadora...
Tanto quanto não será possível prever a extensão do incêndio, sem medidas que o combatam, ninguém pode acautelar-se do alastramento do mal, sem a colaboração do bem que o elimine.
Às vezes, a crueldade não é senão doença catalogável na patologia da mente, agravada, em muitas ocasiões, por influência obsessiva, solicitando auxílio curativo, ao invés de punição.
Uma atitude respeitosa para com os adversários nunca nos rouba tempo ao serviço.

Fonte: brazjomarques at terra.com.br

0 comentários:

Tirinhas da Mariana

Tirinhas do Cabeça Oca